quinta-feira, 11 de junho de 2009

NO CORAÇÃO DA FLORESTA



O que esconde a maior floresta tropical do mundo? Quais os segredos guardados lá nos confins da Amazônia? Se é impossível saber tudo isso, o cara aí embaixo conseguiu provar que em uma hora a gente pode descobrir muita coisa. Quem é ele? Nilson Mendes. O acreano cresceu na mata. É um extrativista, como gostam de ser chamados hoje os seringueiros do passado. Gente que tira tudo o que pode da floresta, mas do tal modo sustentável, aquele que, segundo os especialistas, agride o mínimo possível a natureza.



Seu Nilson também é conhecido como primo de Chico Mendes, o seringueiro morto no final da década de 80 por fazendeiros, porque defendia os interesses do povo da floresta. Hoje, ele é uma espécie de guia. Quem chega no Seringal Cachoeira, em Xapuri, é recebido com um sorriso no rosto e muita coisa pra contar. Seu Nilson é meio surdo, usa aqueles aparelhos auditivos. Por isso a gente precisa falar um pouco mais alto para que ele possa escutar. Pegamos uma trilha na mata e ele vai explicando o que é isso, o que é aquilo. Tem erva pra tudo, garante ele. E tem que ter cabeça boa para guardar tanta coisa.



Amanhã vou postar um vídeo onde o Seu Nilson explica como a gente pode se proteger do ataque de cobras na floresta. Se vamos por uma trilha, nem pensar em voltar pela mesma. A cobra vai estar esperando. E se ela picar, o que fazer? O remédio pode estar ali mesmo, ao alcance da mãe. O Instituto Butantã que se cuide!

2 comentários:

LU K. disse...

agora fiquei curiosa... sabe como é... já tive experiências péssimas com cobras! :=)
bjo

Dieta já disse...

eu lembro...
tu vai gostar de saber as dicas do seu nilson...