terça-feira, 20 de janeiro de 2009

FILMES LONGOS E BONS



Faz tempo que decidi não ver mais filmes grandes. Foi depois de uma sucessão de filmes grandes... e chatos. Achei que Coração Valente e O Patriota eram algo assim meio Dança com Lobos... e não vi. Até hoje meu colega Darci Debona elogia Coração Valente. Não pretendo ver. Nem o Patriota. Vi Tróia e desisti dos genéricos que vieram depois, todos cheios de batalhas e... chatos. Uma história precisa ser muito boa para me prender sentado na cadeira pode mais de duas horas. E não é que este ano dois filmes já conseguiram fazer isso?


A Troca, com Angelina Jolie, tem 143 minutos. A história da mãe que perdeu o filho e recebeu uma outra criança trazida pela polícia é cheia de tensão. Nem dá tempo de olhar para o relógio. Não vi o filme da Kate Winslet, mas o Globo de Ouro devia ter ido para Angelina. Ela está perfeito na pele da mãe sofrida e incansável na busca do menino.



O Curioso Caso de Benjamim Button tem mais tempo ainda. Esse sim, são quase três horas. 166 minutos. É longo, mas necessário. Acompanhar a história do menino que nasce com cara de velho e morre bebê, aos 80 anos, precisa de tempo mesmo. O filme é como diz o nome: curioso. É essa curiosidade, para ver a criança com cara de velho, para ver o adolescente que vai conseguindo caminhar, o cara de trinta anos que está mais jovem, o velho que vai ficando criança, que faz os minutos correrem mais rápido.

Os dois longas me fizeram rever essa história de não ir a filmes longos. Às vezes, eles merecem o tempo que têm. Estão aí dois exemplos que merecem ser vistos. Ainda estão em cartaz. Em um cinema perto de você.

3 comentários:

Fala garoto, fala garota. disse...

Eu pretendo ir hoje ver o do Brad... não sabia que era longo! Três horas?! Vou sair do cinema no mínimo 1h... Muita pipoca....

LU K. disse...

puxa, quero ver os dois. mas só de ver o tempo, já fico me programando para ver em casa, em que é mais fácil dar um pause para ir ao wc! hehe...

beijos

Dieta já disse...

É que pra mim, esse pause pra ir no wc quebra toda a sequência do filme. Ainda bem que não tenho a bexiga preguiçosa.