segunda-feira, 18 de maio de 2009

ANJOS, DEMÔNIOS, LIVROS E FILMES



Desisti de descobrir.
Procuro quem já saiba.
O que é melhor?
Ler o livro e depois ver o filme ou fazer o contrário?

Quem não ouviu uma opinião sobre isso? Eu já ouvi de tudo. O que posso anunciar é minha grande decepção ao assistir aos filmes baseados nos livros do Dan Brown. Os dois eu já tinha lido. E na hora de ver na telona: putz, nada a ver. O Código da Vinci eu achei arrastado, cansativo. Anjos e Demônios, que vi ontem, pareceu atropelado. Uma ação atrás da outra. E o pior de tudo foram as mudanças feitas no roteiro. O principal suspeito de ser o mentor da conspiração não aparece no filme. Sumiu, escafedeu-se. Substituíram por outro personagem. Justo o diretor da agência de pesquisa, um cara que vivia preso a uma cadeira de rodas, cheio de mistérios. Não estava. Nem foi falado dele no filme. Victoria, a cientista que ajuda o historiador a desvendar o mistério faz tudo isso porque o assassino matou o pai dela. Mas pergunta se o pai dela morreu no filme? Não. Não morreu e nem existiu. Victoria nunca fala nele. Até mesmo um dos maiores mistérios revelados no final, o de que o Papa teve um filho, foi ocultado na versão cinematográfica. Medo de ofender o Vaticano? Hahaha O que é um peido para quem já está cagado? É por isso que não sei mais o que fazer. Anjos e Demônios foi a prova de que uma narrativa eletrizante pode se tranformar em um filme insosso. Pelo menos para quem leu antes do que deveria. Ou não deveria?

2 comentários:

Lilian Lima disse...

Chego a conclusão que para gostar do filme vc não deve ler o livro. Li o Código Da Vinci... adorei o livro, mas o fimle... quanta diferença... achei chato, cansativo.. nada eletrizante como no livro.
Não li Anjos e Demônio, mas gostei do filme. Tinha emoção, boa fotografia, prendia o espectador, e não era difícil de entender como o Código, que ficava explicando demais durante todo o filme.

Dieta já disse...

Então a regras passa a ser:
- veja primeiro o filme.
- leia o livro depois.