segunda-feira, 7 de setembro de 2009

O DESFILE DE 7 DE SETEMBRO



No meu primeiro feriado em muitos anos, fiquei na frente da tv vendo o desfile pela TV Com. Imagens de Porto Alegre, Brasília e Santa Maria, que tem o segundo maior contingente militar do país. Eu gostava muito dos desfiles de 7 de setembro quando era criança. Tinha toda aquela preparação, meses antes, nas aulas de educação física. E no dia 7, todo mundo lá. Os parentes na beira da calçada, aplaudindo, tirando fotos. Era emocionante participar, embora o desfile tivesse que ser em marcha, como se nós, pequenos alunos, fôssemos soldados da pátria amada.

Ver o desfile pela tv é esperar por coisas engraçadas. Tem sempre um cavalo enlouquecido que se atravessa na frente de todos e quase atropela o grupo. Acabei de ver um. Tem senhores de oitenta anos cheios de medalhas, com o peito estufado de orgulho, feito pomba que se encheu de milho. Tem casais de abrigo adidas. Tem criança vestida de soldado. Tem cachorros e carros antigos. E tem gente que parece se perguntar: o que é que eu tô fazendo aqui?

O desfile de 7 de setembro é antes de tudo um momento onde todos parecem saber o Hino Nacional. Eu sei. Decór. Também sei o Hino Riograndense e o Hino da Bandeira. Sou do tempo em que se aprendia isso na escola. E é o tipo de coisa que a gente não esquece, como a tabuada. Por isso, que não venha a Vanusa defender uma mudança, do jeito que fez ontem, no Programa do Gugu. Não sabe cantar? Fica em casa. Está com labirintite? Vai no médico. Não quer ver o desfile pela TV? Durma a manhã inteira no feriado. Ou aproveite para atualizar o blog!

Um comentário:

LU K. disse...

Eu fui assistir ano passado o desfile aqui em Brasília. Sozinha!!! Mas adorei as acrobacias da esquadrilha da fumaça e os caças. Este ano, assisti pela TV. A esquadrilha veio acompanhada pela equipe francesa. Tava bem legal. Podem criticar, mas eu tb gosto!

Ah, e adorei o símbolo do Google!!!