quinta-feira, 22 de outubro de 2009

CAMINHAR É PRECISO



A caminhada pode não ser o mais completo dos esportes, mas é, sem dúvida, o mais barato e popular. Fique atento nos inícios de manhã ou nos fins de tarde. Entre a multidão que anda pelas ruas, tem sempre alguém em trajes mais ou menos confortáveis. Um tênis, um abrigo e um lugar pela frente. Não precisa mais nada.
Aos 14 anos, eu me preparei para uma maratona no colégio. Todos os dias acordava bem cedo e saía para a rua. Sempre passava por uma plantação de eucaliptos na frente de um cemitério. Caminhada para mim ficou para sempre com cheiro de eucalipto.

Hoje, para caminhar, o lugar mais perto de casa é o CETE no bairro Menino Deus. CETE vem de Centro Estadual de Treinamento Esportivo. Ele inclui um ginásio e a pista de corrida onde, a cada dia, mais gente tenta queimar as banhas em busca da boa forma.

A história do CETE começou em 1963 com a desapropriação da área localizada na Rua Gonçalves Dias, que antes pertencia à Metalúrgica Favareto, junto ao Parque de Exposições Menino Deus. Foi ali que o governo do estado criou um Centro de Treinamento, através da implantação de escolinhas - de onde surgiram vários atletas.

Atualmente, a pista de atletismo não está lá essas coisas, é cheia de falhas e pontos irregulares. Mas mais de 2 mil pessoas passam por lá todos os dias. Ontem, recomecei a caminhada. Uma hora. Não lembro quantas voltas fiz. É bom voltar depois de um tempo parado. Eu nunca me sinto mal porque o CETE reúne atletas que fazem disputa de 100 metros e outros bem mais gordos que eu, que dão passos como se fossem elefantes.

Do alto das janelas do prédio da EMATER, na Rua Botafogo, os funcionários acompanham o dia inteiro a movimentação. Um dia, um deles me disse: "tu acha que adianta caminhar aí? Olha o tamanho das pessoas que estão lá embaixo?" Estava certo ele. Mas também estava errado. Os efeitos da caminhada podem demorar a aparecer, mas só de estar participando já vale a pena. A saúde agradece.

2 comentários:

Fala garoto, fala garota. disse...

Não é nada, não é nada, mas é melhor que NADA.
Não desista! Olha o projeto verão... nem que seja 2011!

CarolBorne disse...

É isso aí! Eu voltei a correr na Redenção, que é perto da minha casa, depois do inverno de renguear cusco e da primavera aquática de Porto Alegre. Claro que levei três dias pra conseguir dar a volta completa, por fora, e pensei que fosse tropeçar na língua! Mas tenho visto gente 'da pesada' só no trotezinho, suando a camiseta e derretendo banha. De volta em volta, seja correndo ou caminhando, a gente vai 'sarando' pro verão, 'nem que seja o de 2011'!