terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

E A NEVE EXISTE



A viagem para Nova Iorque fez com que eu conhecesse a neve de verdade. Comparo esta sensação a de quando descobri que Papai Noel não existia. Uma grande decepção. A neve existe e é linda, sim. Mas junto com ela aparecem mais problemas do que eu poderia imaginar.

Não é fácil viver em uma cidade coberta de branco. Mal dá para caminhar na rua. As fotos que tirei com a Mari na nevasca de quarta-feira foram feitas rapidinho, na beira das calçadas. E tudo porque atravessar a rua se torna uma operação de risco. Quando a neve não está alta, o que restou dela derrete, vira um gelo sujo, é escorregadio.

Nos canais de TV, não se fala em outra coisa. Os repórteres entram ao vivo dos quatro cantos da cidade mostrando como está a situação, que ruas estão bloqueadas. Todas as escolas fecharam em Nova Iorque. Os pais são pegos de surpresa. Precisam trabalhar e deixam os filhos sozinhos em casa. Ou faltam ao trabalho. Nos intervalos dos programas, as Tvs fazem vinhetas especiais em que as crianças aparecem na frente do aparelho e quando vêem escrito Heavy Snow comemoram como se fosse uma festa.


Se um dia é complicado, imagina uma semana assim? Um mês. Nesta estação, as nevascas estão mais frequentes por lá. E mais intensas. Bom é saber que os aeroportos estão preparados para isso. Ao contrário do Aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre, que fecha até por causa da neblina, o JFK, de NYC, consegue decolar em meio a grandes nevascas. Os funcionários retiram metros de gelo acumulado sobre a aeronave com um jato de álcool. Todo o avião recebe um banho de um álcool bem vermelho. Isso dura uma hora mais ou menos. E depois ele segue viagem, como se a enchente branca não estivesse tomando conta de tudo. Claro que tem muitos voos cancelados também. Mas aí eles levam em conta a situação dos aeroportos de chegada. No Brasil dos 40 graus, não existe risco nenhum.

3 comentários:

LU K. disse...

vi hoje que deu um mega acidente aí nos eua! um baita engavetamento numa ponte por causa da neve!!! bjo

Fala garoto, fala garota. disse...

ja estou sentindo saudades... DAQUI, CLARO....
ultimo dia, comeco (ou melhor) termino por onde?!
ah, bom carnaval... as pessoas me tratam como louca por nao estar aih nesta epoca.
beijos!

Fala garoto, fala garota. disse...

e o galho que matou o cara no central park???