segunda-feira, 12 de novembro de 2007



A CONSTRUÇÃO DE UMA IGREJA


De verdade, na minha frente, eu nunca tinha visto. Nasci em uma cidade com igrejas prontas. Igreja em construção eu vi, sim, mas só em livros e em fotos antigas. Até este fim-de-semana parecia algo normal. Como se todas as igrejas já estivessem levantadas. Como se não precisássemos mais de igrejas. Como se o normal fosse restaurá-las, ampliá-las até. Mas construir?


A foto é da futura igreja Menino Deus, de Toledo, no oeste do Paraná. E está aqui porque eu fiquei mesmo impressionado com ela. Pode não ser a maior, nem a mais cheia de estilo. Mas é uma igreja. Em construção. Até bem pouco tempo, aquele era um terreno vazio. Uma igreja foi erguida do zero.


Alguém lembra da última igreja que viu sendo construída? Ah, um porém. Estou falando de igreja católica e isso é bom deixar bem claro. Porque as outras, sim, parecem ter crescido em ritmo diferente. Igrejas Universais tomam lugares de cinemas e teatros, como aconteceu em Santa Maria. Igrejas Universais saem do alicerce, parecem castelos. Igrejas católicas, não. Esta é a primeira que eu vejo nascer.
E bate uma certa emoção de ver isso. Porque eu cresci frequentando igrejas católicas. As mesmas igrejas que meus pais e meus avós frequentavam. E agora, diante de uma igreja nova, fico pensando em quantas gerações vão usufruir dela.


Quanto tempo dura uma igreja? Na Europa devem existir igrejas construídas há mais de mil anos. E na semana passada, pela primeira vez, eu vi uma igreja subindo, chegando mais perto do céu. Igreja do Menino Deus. Nunca mais vou esquecer.

4 comentários:

Srtaana disse...

A igreja das dores ( em POA) está eternamente em construção. Um dia entra lá e dá uma olhada ....

Dieta já disse...

Não seria reforma?
Ou restauração???

Srtaana disse...

Não. A restauração é da parte de madeira .. o resto é a "eterna" construção mesmo.

Ps.: respondi a pergunta sobre as séries no post da malu ;D

Larissa Bitencourt disse...

isso, pra mim, é pauta... achei incrível e rende polemica!
saudades demais!!!

bjks

lari