terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

O MENINO DA PORTEIRA - O PRIMEIRO FILME QUE EU VI "NO CINEMA"

Eu tinha 8 anos quando fui ao cinema pela primeira vez. Não lembro se foi ET, O Extraterrestre, de Spilberg ou Popeye, com Robin Willians no papel principal. Era 1982.



Antes disso, bem antes disso, quando ainda nem usava calça comprida, vi o primeiro filme em uma telona. E não foi no cinema. Em Pinhal Grande, cidadezinha pequena onde eu morava, os filmes passavam no salão paroquial. A chegada do homem que trazia os filmes era um grande acontecimento. Um lençol imenso, às vezes furado, cobria o altar onde às vezes eram rezadas missas. E lá, em frente a um bando de gente sentada em cadeirinhas feitas de palha, eram projetadas as histórias, sabe-se lá com quantos anos de atraso. Não havia periodicidade. Um filme passava em um mês, depois demorava três, quatro meses sem passar nenhum outro. Até que o homem do cinema voltava. Entre os clássicos da época, os mais vistos eram os do Teixeirinha. Eram até repetidos, dezenas de vezes. Houve um dia que o cara exibiu um tal de Amantes de um Canário. Sei lá que história tinha. Só lembro que em um determinado momento aparecia uma mulher com as tetas de fora. O salão veio abaixo. As senhoras tapavam os olhos, os homens riam e as crianças gritavam. Talvez tenha sido o último filme levado pelo sujeito que ousou mostrou algo quase pornográfico num ambiente santo.

No salão paroquial, eu vi Negrinho do Pastoreio. Será que era do Teixeirinha também? E claro, O Menino da Porteira. Este eu não esqueço do nome. Foi o primeiro. E revi depois, quando o filme voltou. O salão lotava porque "o cinema" era um acontecimento. Todos tinham que ir. Mesmo que a imagem aparecesse borrada ou que o som fosse quase inaudível com as portas abertas.



Agora, O Menino da Porteira virou filme outra vez. No lugar de Sérgio Reis, que interpretou o peão de boiadeiro em 1976, entra o cantor Daniel. Tenho que ver! O trailer já me deixa emocionado. A música parece ecoar como se estivesse propagada no salão cheio de gente e barulho. É só fechar os olhos... E ao abrir, olhar o trailer. No you tube, dá pra vê-lo em HD. Uma perfeição de doer os olhos. Nem um pouco parecida com a imagem do lençol furado.



Vale a pena clicar sobre o quadro e entrar no you tube pra ver em HD!!!

Um comentário:

Fala garoto, fala garota. disse...

Bah, ainda ontem estava no Bourbon vendo DVDs em promoção e encontro a pérola: A Menina e o Porquinho.
Lembrei da aranha Charlote... e do porquinho Wilbert... aiii que saudade. Altamente recomendável.