quinta-feira, 2 de abril de 2009

COMO SALVAR AS BEGÔNIAS?

Um cachorro poderia mudar a minha condição de único ser vivo da casa. Por inúmeros motivos isto é impossível neste momento. Então, em um dia qualquer, em um Zaffari qualquer, me deparei com as tais begônias. São umas florzinhas que a gente enche a boca para dizer o nome e que chamam a atenção pelas cores.



Não dá vontade de comprar? Ainda mais ao olhar o preço. Um real e pouco. Menos de dois pilas. Eu peguei e botei no carrinho junto com o pão e o leite. Duas. A amarela e a vermelha. Tão bonitinhas, tão pequeninas. Fragéis, sim, mas quem disse que delas eu não poderia cuidar.



O que eu sei de plantas é que elas precisam, além da terra, de sol e água. Não muita água, é verdade. Tem gente que afoga as pobres botando água todo dia, como se fossem gente. É importante não esquecer, claro. Mas umas colherinhas a cada três dias eu tenho certeza que já estão de bom tamanho. Eu tinha certeza. Não tenho mais nenhuma.



Ah, além das duas begônias baratas eu trouxe também uma violeta de cor meio esquisita. Um azul com branco, misturado. Achei ela diferente de todas e empurrei para o carrinho a fim de que fizesse companhia para as pequenas. Estão aqui em casa desde a semana passada em um estado deplorável. Não sei o que está matando minhas plantinhas. Excesso de água não é. nem de sol. O sol não pega direto ali onde elas estão, no murinho ao lado do fogão e no armário do lado da máquina de lavar. Por que raios, então, as flores aparecem queimadas e começam a cair? Não sei mais o que fazer. Isso me deixa triste, sinceramente. Nào comprei flores para vê-las morrer. Achei que elas estariam no melhor lugar da casa, com claridade, luz suficiente para desabrocharem... e só o que vejo é murcharem e cairem aos pedaços. Será que existe alguma outra forma de cuidar e eu não sei? Será que precisa trocar a terra? Mas tão cedo, assim... Não sei, não sei mais nada. Só sei que queria que elas vivessem. Ou vou comprar um aquário.

4 comentários:

Lilian Lima disse...

Cris, já perdi tantas flores que nem lembro direito quantas foram... eu ia ao mercado, igual a vc, achava elas lindas e baratas, e levava uma, duas ou três para casa.. em algumas semanas elas começavam a morrer... já tentei de tudo...a violeta é a mais difícil de cuidar... o máximo que consegui ficar com uma viva foi 6 meses.. e isso é um recorde, ao menos para mim...
O que pode ter influenciado foi o calorão que estava fazendo na semana passada... a minha morreu por causa disto, ela ficava próxima da janela da cozinha e o vento quente entrava... depois de alguns dias de temperaturas altas ela não resistiu...
dizem que tem gente que tem "mão" para jardinagem, outros não...
não sei se tenho, ou espero um dia ter... hj só compro folhagens, elas são bem mais fáceis de cuidar... já matei um ficus, daqueles grandes... mas também tenho um outro há quase dois anos...

Gustavo Bonato disse...

Minha sempre compra uma dessas para botar no balcão da pia, no banheiro. Não sei se é o ar impuro, ou a combinação dele com a claridade. O certo é que aqui em casa elas sobrevivem bastante tempo.

Dá uma pesquisada na internet... De repente tu acha um manual sobre como ressuscitar begônias.

Fala garoto, fala garota. disse...

Sugiro uma matéria e um Rural Meio-Dia especial: POR QUE AS BEGÔNIAS DESABROCHAM?!
Raios.....

Dieta já disse...

E elas estão cada vez piores...