terça-feira, 14 de julho de 2009

A CATAPLANA DA ANA PAULA PADRÃO

Depois de uma rejeição inicial, meu caso com o Twitter é daqueles que não vão ser mais rompidos. É definitivo. Ele se torna muito útil nos momentos em que acontecem grandes eventos, como jogos de futebol e a transmissão do show de Roberto Carlos, por exemplo. Todo mundo fica comentando. Um analisa uma coisa, outro observa outra e complementa. Eis o tal do blog coletivo que tanto falam. Fora isso, fico fascinado com as peculiariedades da vida de amigos e de famosos. Fico sabendo que o Luciano Huck ficou vendo o JN antes de sair para o casamento do Alexandre Pato, que a Sandy toma chimarrão e luta boxe, que a ex-BBB Jaque Khoury torcia para Roberto Carlos cair do palco como fez Caetano Veloso no show de Brasília. E mais: descobri que Ana Paula Padrão é uma boa chef de cozinha.

Trabalhei com a Ana durante o tempo em que ela esteve no SBT. Hoje, a sigo no Twitter e ela me segue. Sempre soube que a âncora era boa de bancada, de reportagem de rua, mas na cozinha, jurava que ela não era de nada. Baixinha, branquinha e magrinha, podia jurar que vivia de pílulas e vitaminas, como a Glória Maria. Pois APP revelou o contrário. Contou no Twitter que há tempos domina o fogão de casa. Claro que não é uma dobradinha, um costelão, uma lasanha bolonhesa. É a cataplana de frutos do mar. Veja o que ela explicou sobre o prato.

@anapaulapadrão - Cataplana é um tipo de panela, de cobre, parece uma wok, só que com tampa. O segredo é esta panela, que é portuguesa. Coloque dentro dela cebola em rodelas com azeite no fundo. Dourar. Depois lula, pedaços de peixe (qq um), camarão, lagosta. Fecha e abre 15 minutos depois. Divina!

Parece simples, não parece? Faltou escrever sal e tempero a gosto. Até pensei em fazer. Mas se o segredo é a cataplana estaria perdido. Estou sem planos de ir para Portugal.

A cataplana é um recipiente para cozinhar alimentos típico do Algarve. Também se usa o mesmo termo para designar os alimentos confecionados nesse recipiente. É uma espécie de panela metálica formada por duas partes côncavas que se encaixam com auxílio de uma dobradiça e muitas vezes com dois fechos laterais. Originalmente de cobre ou latão, a cataplana é atualmente fabricada de alumínio, mas com um banho de cobre para lhe dar o aspecto característico. Existem cataplanas de várias dimensões, de acordo com a quantidade de comida que se pretende preparar, e ainda cataplanas de aço e até elétricas, que fazem o mesmo trabalho, mas já não têm o formato tradicional.

Geralmente, os alimentos são mariscos, mas os portugueses também apreciam fazer carne de porco com cebola, vários temperos, batatas e vegetais. Tudo é jogado cru dentro da cataplana e cozido em fogo brando. Pode considerar-se que a cataplana é equivalente à antiga panela de ferro fundido. Olha, deu fome! Onde eu encontro uma cataplana?

5 comentários:

Amanda Meloni disse...

Olá, parabéns pelo blog. Está bem legal. Ah, encontrei o link dele através do "twitter" da Ana Paula Padrão.

Cutting Onions disse...

Muito boa! Principalmente pra mim, que sempre esqueço de olhar a comida, e a deixo queimar! rs

Amanda Lins disse...

Twittada na Ana Paula tem Puderr.

Sabe que minha mãe ganhou uma cataplana da minha tia que vive em portugal? Nunca usou, bacalhau e essas coisas são mto caras.

Ana Beatriz Camargo disse...

Haha, adorei quando li a receita da cataplana no Twitter da Ana Paula!
Mais legal ainda você ter comentado!
Ela pelo visto adorou :D

Fala garoto, fala garota. disse...

E pra quem nem sabia como que "se comia" uma CATAPLANA, eu digo: vivendo e aprendendo com blogs e, por que não, tweeeets.