segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

DANÇANDO NO PALCO DA BROADWAY


Assistir a um dos musicais da Broadway é tarefa obrigatória na lista elaborada para turistas em Nova Iorque. São muitas as opções. Os teatros próximos a famosa avenida que cruza a Times Square trazem clássicos como Mary Poppins, O Rei Leão, O Fantasma da Ópera, Chicago, Billy Elliot, Mamma Mia, A Família Adams e alguns com artistas de Hollywood. Catherine Zeta-Jones faz A Little Night Music. Existem também os espetáculos off-Broadway, que são atrações menos conhecidas, mas que muitas vezes deixam de ser off, ou seja, passam a fazer parte da lista dos grandes espetáculos.

Na Times Square, no dia das apresentações, são vendidos tickets para os shows pela metade do preço.
Decidimos ver o famoso Hair, que revolucionou o gênero nos anos 60, antes de rodar o mundo. Teve até uma montagem no Brasil com Sonia Braga. Eu já conhecia várias músicas e sabia que o elenco ficava pelado. Até com temperaturas abaixo de zero. E lá fomos nós. Como sempre, fotos proibidas, indicavam os cartazes. Só que ao contrário do Brasil, aqui, quem ousar tirar uma fotografia é retirado do teatro e responde a um processo criminal. Bem diferente do que se vê em terras tupiniquins.

A atual versão de Hair foi montada em 2009 e é recheada de jovens com vozes potentes e corpos sarados. O The New York Times chamou de retumbante, maravilhosa. Eu, um avesso a musicais desde os filmes do Elvis Presley na Sessão da Tarde, não posso falar nada menos do que isso. Direto do túnel do tempo, os amigos de Claude (Gavin Creel) se envolvem em aventuras de paz e amor. O ator Gavin Creel, de 32 anos, nunca fez um filme segundo o site IMDB, mas poderia despontar em qualquer série jovem. Tem cara e talento para isso. Sasha Allen, a Dionne, que abre a peça com a célebre Aquarius, deixa a gente sem piscar quando está cantando.

São duas horas de espetáculo com um intervalinho de 15 minutos onde o povo bebe como se estivesse em uma festa. No fim do primeiro ato, apenas Claude não tira a roupa. Os outros balançam de um lado para outro como se estivessem em casa.

A surpresa veio no final. Os atores convidam o público para subir ao palco e dançar com eles Let the Sun Shine In. Eu e a Mari podemos ficar bem perto da mocinha Sheila (Caissie Levy), sósia de nossa colega Nuria Saldanha, do Canal Rural. De repente, vimos que tinha gente tirando foto. Epa! Peguei minha câmera na hora. Estava registrada nossa passagem pela Broadway e em grande estilo. Mais uma foto do palco para a platéia antes do guarda chegar com o “no pictures, please”. E não fomos presos.

3 comentários:

LU K. disse...

hahahah! que legal cris! muito show!!!

Núria disse...

Eu não fui junto, mas estou acompanhando de perto tudo o que vcs estão fazendo por aí. Que espetáculo!!! bjão e bom restante de férias.

TatiPy disse...

Pôxa, Cris!
Gênial...