quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

DO ALTO DO EMPIRE STATE BUILDING



KING KONG já esteve lá no alto. E no meio também, se agarrando entre os andares. A história do gorila gigante que invadiu Nova York é lembrada nas várias lojinhas de presentes espalhadas pelo Empire State Building. Um dos edifícios mais altos e mais famosos da cidade, ele já serviu inúmeras vezes de cenário para o cinema. O Empire também tem uma das vistas mais privilegiadas de NYC, claro. 



Fui aconselhado a ir no fim de tarde para pegar o pôr-do-sol e o início da noite. Valeu a pena. Disseram também para ir durante a semana porque no sábado e no domingo o número de turistas aumenta demais. Resolvi arriscar. Falei com a Mari e decidimos tentar ir no domingo. Bingo! Pouquíssimo movimento. Eu digo nas filas, porque lá, no alto, sempre tem gente e é um pega para capar em busca dos melhores ângulos da cidade. Primeiro compramos ingresso para chegar até o 82 andar. Ele tem um espaço razoável. Nada de um terraço amplo. A gente se aperta mas consegue tirar foto. Brabo é aguentar o vento. No fim da tarde, naquela altura, acho que era mais gelado do que no alto do Cerro Catedral, em Bariloche. Barbaridade! Para tirar as foto, sem luvas, as mãos ficavam duras de frio. A gente tinha que entrar para a parte coberta, senão começava a não sentir mais os dedos. Dava um desespero. 



Paguei mais 15 dólares para subir até o 102 andar. Ali sim o lugar é bem pequeno. Todo fechado - o que em parte é bom por causa do frio, mas apertado mesmo. Tem o elevador e uma estrutura redonda no meio e a gente circula ao redor dela. Ou tenta circular, porque se tem alguém mais gordo, isso já não é possível. Um casal de alemães imenso de gordo chegou na hora em que eu estava descendo. Eles ficaram no elevador com o ascensorista. Só eles três, porque não coube mais ninguém. Garanto que não conseguiram nem se mexer.

O Empire foi uma das estruturas mais altas do mundo por 40 anos. Hoje, diante de todas as Towers espalhadas pelo mundo, até que é pequeninho. Mas vale a pena subir até o andar 102 e ver os carros feito formigas lá embaixo.


Amanhã mostro as fotos do incrível Museu de História Natural, o maior museu do mundo. Tem animais empalhados dos quatro cantos do mundo. Tem ossos reais de dinossauros, baleias, tartarugas, pedras preciosas do Brasil, meteoritos... bah... coisa pra um dia inteiro.

Um comentário:

Carol Borne disse...

Baita invejinha branca dessas tuas vacaciones, principalmente porque tu tá na friaca, que eu adoro! Aproveita tudo e te diverte a valer (isso nem preciso dizer, né?). Beijo!