sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DE NOVA IORQUE



A boa surpresa vem logo na chegada. O Museu de História Natural tem o preço sugerido de 18 dólares. Isto significa que eles gostariam que a gente pagasse este preço. Mas para que fazer isso se a gente pode pagar menos e gastar com o que quiser? Cinco dólares está mais do que bom. O museu tem exposições temporárias que a gente precisa pagar separadamente. Não fomos a estas. Tudo o que ele tem a oferecer vale muito o pouco que pagamos.


Ficamos algumas horas no MHN. E vimos quase tudo correndo. Quem quiser analisar em detalhes, deve dedicar um dia inteiro ao passeio. Dá para almoçar lá mesmo. Tem uma lancheria legal, embora meio cara. Está aí um bom lugar para gastar o que foi economizado no ingresso.

Quem conhece o Museu de Ciência e Tecnologia da PUC de Porto Alegre vai encontrar muita coisa parecida lá. Claro que isto significa uma pequena parcela do que o MHN pode oferecer. Para fãs de cinema, não há como não lembrar do filme "Uma noite no Museu", com Ben Stiller. Para os fãs de séries, ficou na memória o trabalho de Ross, de Friends, que trabalhava em um ambiente parecido. Ou, se não me engano, no próprio Museu de História Natural de Nova Iorque.

Pelas imensas galerias, encontramos ossos que formam esqueletos dos maiores dinossauros, baleias e tartarugas já encontrados. Um pedaço imenso de meteorito e a história destas pedras. E as preciosas? Tem pedras do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais. Um parte bem interativa mostra como o mundo está mudando nos últimos tempos. São os efeitos recentes do aquecimento global. Tem planetário explicando a explosão que formou o universo. Tem um pouco da história da formação de todos os povos. E animais empalhados em seu formato real. Montados em vitrines, eles reproduzem o cenário onde vivem ou viviam. É tão real que nas fotos eles parecem de verdade. Bem mais real que o famoso museu de cera Madame Tussaud's, de quem eu falo nos próximos dias. Para quem não é muito fã de museu, como eu, o de história natural de Ny vale muito o ingresso. Ainda mais que você paga quanto quer e a pessoa do caixa não faz cara feia.

Um comentário:

LU K. disse...

puxa!!! todo mundo diz que é lindo mesmo. tenho mta vontade de conhecer. que bom q vc colocou umas fotinhos para matar minha curiosidade!
beijos