quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

NYC ONE

Fazia 2 graus negativos hoje de manha em Nova Iorque. As casas e carros do bairro do Queens, onde fica o aeroporto, estavam cobertos de neve. Uma paisagem de inverno que parecia sonho ou coisa de cinema depois de uma semana com temperaturas de quarenta graus em Porto Alegre. O motorista da van que levava eu e a Mari para o hotel ia conversando e explicando uma coisa ou outra no meio do monstruoso congestionamento. Segundo ele, um milhão e meio de pessoas moram na ilha de Manhattan e 4 milhoes vão trabalhar la todos os dias. Imagina que confusão no transito... Logo na chegada da ilha tem um pedágio. Mas os carros não param. Eles vão somando as passagens através de um aparelhinho grudado no vidro.


Nosso hotel eh coisa de cinema. Ou melhor, eh de cinema. Foi na frente dele que Marilyn Monroe gravou aquela clássica cena em que o vento saído do metro levanta a saia. Acho que foi em O Pecado Morado ao Lado. Filmado aqui na frente.

Caminhar por estas ruas eh coisa de louco. Literalmente. Tem gente de tudo quanto eh jeito, uns mais esquisitos que os outros. E uns mais charmosos que os outros. Eh como se a Volunta e a Calcada da Fama de Porto Alegre estivessem no mesmo lugar e ninguém se importasse com a presença do outro.

Comprei uma câmera fotográfica nova para registrar as férias. Foi meio complicado. Por indicação, comprei em uma loja de judeus hortodoxos, a B&H, onde quase todos os funcionários são judeus. Noventa por cento, pelo menos. Os caras usam quipa e tem aqueles fiozinhos de cabelo crespo nos cantos na cabeça. Todos atendem muito bem, inclusive o brasileiro Moises. O velho parece solicito quando começa a dar atenção, mas vira um pe no saco. Ele quer enfiar um monte de coisas goela abaixo, como seguro, case para a câmera... e o preço aumentando, aumentando. Eu não quis e ele não desistia. Queria porque queria vender. Queria saber como eu ousava não aceitar. Disse que precisava vender com aquele kit. Pelamordedeus. Depois de toda essa insistência, a câmera demora 4 horas para chegar. Estava em uma loja do outro bairro. Achei que a gente não ia conseguir. Recomendo a quem comprar la qure fuja do Moises se não quiser se complicar. Ele fala português, mas so dificulta a nossa vida.

De posse da câmera, eu e a Mari seguimos para a Times Square. Que loucura... Puta que pariu. Da vontade de gritar diante de todas aquelas propagandas, cartazes, de toda aquela gente tirando foto, de toda aquela efervecencia. Foi no meio deste furdunco que apareceu uma produtora do programa do David Leterman. Veio falar comigo e eu já fugi correndo. Ai a Mari falou com ela. Ela ofereceu dois convites para o programa de amanha se a gente acertasse qual a frase que o David diz sempre antes de chamar os comercias. Kkk Não sabíamos. Ela perguntou então a cor do cabelo do cara que fica ali com ele, uma cor muito chamativa. A Mari disse vermelho e... pronto. Já temos programa para amanha de tarde. Quando saímos da Times Square eram cinco horas da tarde e a noite começava. Um frio de bater queixo. E a mãe falou que o calorão no Rio Grande do Sul foi pior que o de ontem. Uma das coisas boas das férias vai ser estar longe de tudo isso. Passa da meia noite no Brasil, mas aqui ainda são oito e pouco. Vou dormir porque estou de olhos bem abertos há mais de 24 horas. Não eh exagero. Nova Iorque merece!

4 comentários:

Gabi Lerina disse...

Docinho!!! que mega sucesso! que cara de felicidade! meu deus, tu e a mari no david letterman? ahahahahahah! SHOW! estou indo amh pra minha viagem, congelar um pouquinho também...BEIJÃO, OU MELHOR, KISSES!

Fala garoto, fala garota. disse...

oi!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
já online???
não creiooooo!!!
também preciso comprar uma máquina, vou passar longe da b&h, é isso?!

Lilian Lima disse...

MARA!!!!!!!!!!! QUERIA ESTAR AÍ MEUS AMORES!!!!!!!!!! O CALOR AQUI ESTÁ DE MATAR!!!!! CONTEM TUDO SOBRE O PROGRAMA DO DAVID LETERMAN!! BJOOOSS

LU K. disse...

Que sonho!! Um dia ainda vou praí tb! Aproveita este friozinho, as imagens que parecem de cinema (ou são mesmo) e curta cada hora dos seus dias. Beijocassss