quarta-feira, 31 de outubro de 2007
AONDE VOCÊ VAI ESTAR... AONDE VOCÊ VAI ESTAR...
39 anos em 2014. Vou estar beirando os "enta " quando o Brasil sediar a Copa do Mundo. Pelo alarme feito durante o anúncio, acho que essa Copa vai encher o saco de muita gente. Esse é o lado ruim. Eu canso da overdose de Copa do Mundo durante a Copa do Mundo. Na TV, no jornal, na vida. É só no que se fala. A Copa muda a rotina, os horários. Parece mais mais importante que feriado. O lado bom? Acho que as cidades que vão ser sede dos jogos vão melhorar... e muito. A infra-estrutura exigida pela FIFA é enorme. Vai ser preciso metrô até os estádios. Já imaginou um metrô até o Beira Rio??? Vai ter que ter. E tomara que tenha. Só assim para o país do futebol evoluir cinquenta anos em menos de dez. Então vamos torcer. E esperar. 2014. Aonde você vai estar?
ESTOU COM EPICONDIELITE
- A senhora anda levantando peso?
- Capaz, eu tô me cuidando.
- Mas tá se cuidando mesmo, Dona Alzira? Por que pra estar sentindo essa dor, só se a senhora estiver levantando peso.
- Ah, mas levantar uma chaleira não é levantar peso, não, é doutora?
- Uma chaleira cheia?
- É, mais ou menos.
- Claro que é peso, Dona Alzira.
- Mas então como vai ficar o serviço de casa?
O serviço a "doutora" não sabe. Mas o braço da Dona Alzira está de um jeito que é de dar dó. Ela sente dores horríveis há mais de quinze anos, passou por diversos hospitais e só agora começou a fazer fisioterapia.
Eu ouço muitas conversas durante as sessões na clínica do bairro Santana. Comecei na semana passada antes que comece a demorar como a Dona Alzira demorou. Estou com epicondielite. É uma lesão no epicôndio, um ossinho no braço, no cotovelo. Dói há um mês e pouco e por causa disso parei de ir pra academia. Faço sessões de choque, laser, exercícios e muito gelo. Gelo é o antiinflamatório natural, segundo a fisioterapeuta. Foram três sessões e nesta semana vou fazer direto, todos os dias. Em pelo menos dois deles, teve bolo de manhã cedo. O primeiro era de aniversário. A fisioterapeuta chefe estava de parabéns a você. Não comi o bolo porque tinha acabado de tomar café. No outro dia, bolo de novo. Uma das pacientes levou um, de nozes com nata. Bem no meu chão. Mas tinha acabado de tomar café e não comi de novo. Que coisa isso... As pessoas chegam lá na clínica felizes... Vão para levar choque, ficar encostado no gelo ou fazendo exercícios chatos e cansativos. E gostam. Vai ver o bom é a companhia mesmo. Curar o epicôndio em casa é chato demais. Nem com a nova compressa de gelo, maior do que a que eu tinha antes. Quinze minutos e parecem horas. Sem a dona Alzira, sem os bolos, sem os parabéns, fica ainda mais difícil da dor ir embora.
terça-feira, 30 de outubro de 2007
DIVERSÃO E ARTE
Chega só no ano que vem aos cinemas brasileiros o novo filme do diretor Quentin Tarantino. O nome é algo como A Prova de Morte. Preparem-se para ouvir falar muito bem e muito mal dessa história. Não tem meio termo. Tarantino parece que faz os filmes para a diversão dele e se o público também gostar, melhor ainda. É uma louca história de carros, mulheres e mutilações. Sadismo e humor juntos, se é que isso é possível.
Eu me identifico com o cara porque desde bem jovem adorava fazer esses filminhos com câmeras amadoras. Juntava os sobrinhos, pai, mãe, vizinha. E fazia a festa.Principalmente a minha. Uma diversão garantida.
No último fim-de-semana, repeti a dose com a Rita e o Maurício. Fizemos uma versão brasileira de LOST, gravada em campos, matos e riachos de Pinhal Grande. Cômico demais, pelo menos para nós. As cenas já foram montadas no computador. Estamos em fase de sonorização. Coisa boa rir da gente mesmo. Depois que ficar pronto, estamos estudando se o negócio vai ou não parar no you tube. Quem sabe. Por enquanto, estou pensando em divulgar apenas algumas ceninhas especiais. Aguardem...
quarta-feira, 24 de outubro de 2007
PORTO ALEGRE
DE VOLTA PRA CASA
... e pro trabalho. Taí o famoso crachá novo da tevê. A empresa contratou um serviço de fotografia tão ruim, mas tão ruim, que até quem era bonito ficou feio na foto. Não estou dizendo que este era meu caso. Fiquei muito ruim mesmo. As bochechas pareciam que iam sair para fora do tamanho da 3x4. Não dava. Durou uma semana. Nem eu me reconhecia naquilo. Foi assim com muita gente. A grande maioria. Os magros engordaram, os bonitos ficaram feios e os feios e gordos... bom... Eu peguei um adesivo do Superman e colei sobre a minha foto porque não podia mais olhar para ela. Nos primeiros dias, foi uma coisa. Todo mundo parava, rindo, debochando. Normal. Hoje eles já se acostumaram. Uns colegas seguiram o exemplo. Edison Silva, cinegrafista da RBS TV de Florianópolis virou o Richard Gere. Adriane Dávila, do Canal Rural, é a Fiona. Ricardo Lovatto, o Sherek. Qualquer desenho é melhor do que a nossa própria foto. Engraçada é quando um entrevistado fica olhando muito para o meu crachá sem entender o que a foto do Super Homem está fazendo ali. Eu dou uma risadinha e viro o crachá pro outro lado. Ou conto essa história.
terça-feira, 23 de outubro de 2007
*
CHAPECÓ
OCEAN AIR
Existe "comida" além do amendoim e da barra de cereal.
A Ocean Air oferece pastelzinho no café da manhã.
Pastelzinho de frango com catupiry.
Assado.
Quentinho.
xô, nutri!
*
FLORIANÓPOLIS
AEROPORTO HERCÍLIO LUZ
Quatro horas e meia de espera.
Viagem massacrante.
Preciso ir em busca do sono perdido.
*
segunda-feira, 22 de outubro de 2007
ONZE E PORCO DA NOITE
Tenho que acordar às duas e meia, tomar banho, fechar a conta no hotel e pegar a estrada.
São noventa quilômetros daqui até Chapecó.
Mas a estrada tem tantas curvas quanto quebra-molas.
Passei por ela antes, de tarde, com sol.
Quero ver agora com essa neblina que tá lá fora...
A idéia é chegar às quatro e meia em Chapecó.
Tem que abastecer o carro.
Qual posto vai estar aberto?
E em que lugar?
Devolver o carro, fazer o check in...
O vôo para Floripa está marcado para às 5h40min.
Ocean Air.
Quando chegar lá, três horas de espera no aeroporto.
Vou ver os episódios 3 e 4 da segunda temporada de Heroes no computador.
TAM.
A previsão de chegada é 10h50min em Porto Alegre.
Queria ser o Hiro, apertar olhos e me transportar para amanhã.
De agora para amanhã.
Não vou conseguir dormir agora.
Baixei Oceano no Emule.
Com a Cássia Eller.
É uma gravação no Altas Horas.
Nunca tinha ouvido.
Tem música mais linda que essa?
Hoje, não.
Assim
Que o dia amanheceu
Lá no mar alto, da paixão
Dava prá ver, o tempo ruir
Cadê você?
Que solidão!
Esquecera de mim?
Enfim
De tudo o que
Há na terra
Não há nada em lugar
Nenhum!
Que vá crescer
Sem você chegar
Longe de ti
Tudo parou
Ninguém sabe
O que eu sofri...
Amar é um deserto
E seus temores
Vida que vai na sela
Dessas dores
Não sabe voltar
Me dá teu calor...
Vem me fazer feliz
Porque eu te amo
Você deságua em mim
E eu oceano
E esqueço que amar
É quase uma dor...
Só!
Sei!
Viver!
Se!
For!
Por!
Você!
sábado, 20 de outubro de 2007
Um programa sobre ostras e mexilhões me trouxe até o sul da Ilha de Santa Catarina. Ribeirão da Ilha é a regiões onde mais se produz ostras no estado. Tem uma vila de pescadores cheia de casinhas coloridas e de restaurantes. Alguns, tem o tal do "renome internacional". Fomos até a casa da família Mendes. Seu Max e Dona Eva parecem que já são veteranos na arte de falar para a tevê. Eles me contaram tudo sobre como funciona o cultivo dos moluscos. Eu, confesso, não sabia nem como se criava uma fazenda marinha. Os produtores contam com a ajuda de mergulhadores para instalar estacas de concreto, com até 5 metros de profundidade nos locais onde as gaiolas ficam instaladas... É, bem complicado o troço. Depois da entrevista, o seu Max, sentado em um barco todo quebrado, contou como sobreviveu a maior de todas as tempestades no mar.
sexta-feira, 19 de outubro de 2007
quarta-feira, 17 de outubro de 2007
Palavras podem sair de moda como as gírias. Com a pressa do verão, com o tempo de uma novela, enquanto durar a fama de um artista. Bacana? Ninguém diz bacana hoje em dia. Massa? Deus me livre de usar essa expressão tão anos oitenta pra dizer que algo é legal. Legal. Legal ainda pode, não pode?
domingo, 14 de outubro de 2007
EU TENHO UM GENIUS
sábado, 13 de outubro de 2007
CONFISSÕES PARA O MUNDO LER
Acredito que os jornalistas são os que têm mais vantagens com essa enxurrada de blogs dos artistas. Tem pauta todo dia. Qualquer bobagem que eles escrevam, vira manchete. Exatamente porque são bobagens. Claro que a gravidez de gêmeos de Fernanda Lima rende uma nota. Principalmente porque ela substitui em um programa de TV a titular Angelica, grávida de 8 meses. Babyboom... Mas fora isso, não deve interessar para todo mundo o livro que a Regina está lendo ou a bolsa nova comprada pela Priscila Fantin.
Esse meu blog é uma maravilha por que ninguém lê. Por isso posso confessar que se todas essas bobagens escritas por famosos não interessam muito à humanidade, para mim, elas são um ótimo passatempo. Já descobri o prédio horroroso em que o Aguinaldo Silva morava quando deixou o nordeste para viver no Rio. Adorei as histórias da Regina sobre a ilha em que teve de dormir, no Piauí, que lembrava a Macondo de Gabriel García Marquez. Pra mim não são bobagens mesmo. E não só porque vieram de famosos. Blogs anônimos trazem maravilhas. Textos, fotos, histórias. Muitas histórias. Que venham elas, contadas como confissões, assim, desse jeito que eu faço. Eu me rendo ao meu e aos blogs alheios. É uma terapia do novo século. Eu confesso.
PS: Não desisti de ganhar o meu Genius...
terça-feira, 9 de outubro de 2007
NOVO GENIUS JÁ ESTÁ EM FALTA NAS LOJAS AMERICANAS
O jogo mais pedido de todos os tempos esta de volta! Genius Simon, o clássico jogo que testa sua memória, agora com visual muito mais moderno e 3 novos desafios! Genius Simon Maluco, Genius Simon Surpresa e Genius Simon do Avesso. Ideal para desenvolver o raciocínio lógico e a memória do seu filho.Alimentação: funciona com 3 pilhas AA incluidas (try-me)Idade recomendada: a partir de 7 anosGarantia do Fornecedor: 3 meses (defeitos de fabricação)ref.: 16.80.22Fornecedor - Estrela
VIVIAN de Fortaleza - CE, dia 10.07.2007
É o maior com certeza
Olha, fui à loucura quando vi este brinquedo. Tenho 34 anos e na minha época não pude comprar um Genius e hoje, graças à Estrela, esta marca maravilhosa de brinquedos, vou realizar um sonho de criança!
GENIUS
segunda-feira, 8 de outubro de 2007
OS ÚLTIMOS DIAS DA TORRE
NO AR, MAIS UM CAMPEÃO DE AUDIÊNCIA
Durante a década de oitenta, eu assisti a todas as novelas da Globo, em todos os horários. É de 1985 a melhor trama exibida às 18h: A Gata Comeu, reprisada três vezes até agora. Fera Radical, de 1988, fica em segundo lugar, com minha musa Malu Mader no papel principal. Às 19h, ela também esteve em Tititi (1986), a segunda melhor do horário. Em primeiro, a clássica “Que Rei Sou Eu?”, uma sátira de capa e escada. Também nos anos oitenta figuram as campeãs do horário nobre. Na ordem, para mim, em terceiro fica “Roque Santeiro” (1985), em segundo “Tieta” (1989/90) e no topo do pódio, “Vale Tudo” (1988). Quem matou Odete Roitman?
segunda-feira, 1 de outubro de 2007
MUITOS ANOS DE VIDA
O Cristiano Ziegler tem prazer em organizar festas, em reunir o pessoal, em pensar no evento. Isso que falta em mim, ele tem de sobra. No ano passado, quando descobrimos que faríamos 32 anos quase na mesma data, ele teve a idéia de um aniversário conjunto. Dois Cristianos. Dois librianos. Os dois com 32 anos. No próximo sábado vamos repetir a dose. Mais uma vez ele organizou tudo. Lugar, bandas, a história dos brinquedos que distribuímos nas creches e valem desconto na entrada. Para acabar de vez com o trauma, vou comemorar de novo a data, no dia certo, dia 10, no PasseFica, bar da minha irmã, na República. Quem sabe eu passe a gostar mais do ritual depois de enfrentar a idade de Cristo?